Mais um contributo para a Missão Desenvolvimento e Valorização do Interior – projeto “INOVAR+ 2.0 Promoção da Inovação para a Sustentabilidade das PME”.
Foi com enorme prazer e sentido de responsabilidade que aceitei o convite em integrar a equipa de coordenação deste projeto, cabendo-me a responsabilidade de dinamizar e moderar um conjunto de iniciativas que vão ocorrer ao longo de todo o projeto “INOVAR+ 2.0 Promoção da Inovação para a Sustentabilidade das PME”.
A primeira iniciativa aconteceu no passado dia 19 de julho em Vila Real desafiando as instituições locais a debater o tema da Sustentabilidade Organizacional, a sua operacionalização junto das PME.
Na passada semana aconteceu a segunda iniciativa em Chaves também a desafiar as instituições locais a debater os mesmos temas.
Já temos planeada a terceira iniciativa que irá acontecer em Macedo de Cavaleiros, também com os mesmos objetivos, envolver e desafiar as instituições do Distrito de Bragança a debater a Sustentabilidade Organizacional, a sua operacionalização junto das PME.
O projeto “INOVAR+ 2.0 Promoção da Inovação para a Sustentabilidade das PME” é enquadrado no Programa Operacional Regional do Norte | NORTE 2020 Sistema de Apoio a Ações Coletivas – “QUALIFICAÇÃO”, tem como entidades promotoras a NERVIR e o NERBA e como assistente a ACISAT. Tendo como território alvo o Douro, o Alto Tâmega e Terras Trás os Montes.
Tem como objetivos centrais:
- reforço da capacidade empresarial de PME da região para o desenvolvimento de novos produtos, serviços e processos, estimulando-as para o desenvolvimento de práticas de gestão sustentáveis inovadoras, nas suas dimensões ambientais, sociais e económicas, com especial incidência em atividades enquadradas nos domínios de especialização inteligente – RIS3 da Região Norte.
- visa estimular as PME no desenvolvimento de atividades e projetos inovadores, com vista ao desenvolvimento de novos bens e serviços ao aumento da produtividade e capacidade de criação de valor, promovendo um crescimento inteligente e sustentável.
Este projeto, está alinhado com as estratégias de desenvolvimento para os territórios de baixa densidade, com especial incidência no apoio às PME com vista ao incremento de ganhos de competitividade assentes nos recursos endógenos do território.
É sempre bom lembrar!
O desafio da gestão está na capacidade de criar empreendedores organizacionais que introduzam novas abordagens aproveitando as oportunidades e ultrapassando os desafios.
O desperdício é um fator económico para qualquer organização, quanto mais próximo de zero, mais a organização se torna eficiente e eficaz!
Sempre focados,
- Planeamento
- Formação
- Compromisso