Missão Desenvolvimento e Valorização do Interior – Apoio à Inovação
Um estudo realizado no âmbito do grupo de trabalho da Estratégia Comum de Desenvolvimento Transfronteiriço (ECDT), a Prof.ª Teresa Sá Marques falou-nos da inquietação que todos devemos ter na transformação tecnológica, das alterações e desafios que os territórios vão enfrentar, como podemos valorizar os ativos territoriais e a importância da inteligência coletiva. Acrescento a preocupação do desenvolvimento ainda necessário para melhorar o nível de literacia digital dos nossos empresários para o desafio da transição digital.
O desenvolvimento tecnológico e a transição digital são desafios que todos os empresários, mais cedo ou mais tarde, vão enfrentar. Para ultrapassar estes desafios é importante combater a literacia digital, ou por outras palavras, o nível de conhecimento informático.
Neste processo é importante que as PME e Microempresas conheçam bem os seus processos e as suas necessidades. Pesa embora a inovação esteja correlacionada com o avanço tecnológico, ela pode acontecer pela evolução das competências dos seus recursos humanos e pela evolução tecnológica de acordo com as suas necessidades. Neste último caso o grau de inovação será pela evolução natural das necessidades das PME e Microempresas, mais do que o seu nível tecnológico. Nunca retirando o foco na evolução tecnológica dos processos e na competitividade das PME e Microempresas.
No processo de apoio à inovação é importante a caracterização e a análise minuciosa de todos os processos, assim como a identificação das suas interações.
É sempre bom lembrar!
O desafio da gestão está na capacidade de criar empreendedores organizacionais que introduzam novas abordagens aproveitando as oportunidades e ultrapassando os desafios.
O desperdício é um fator económico para qualquer organização, quanto mais próximo de zero, mais a organização se torna eficiente e eficaz!
A Sustentabilidade organizacional, num todo, é um conjunto de valores ambientais, sociais, económicos e de gestão que todas as empresas devem de praticar com responsabilidade e ética profissional.
Sempre focados,
- Planeamento
- Formação
- Compromisso