Missão Desenvolvimento e Valorização do Interior – Lean Management, como ajudar no combate às alterações climáticas?
Missão Desenvolvimento e Valorização do Interior – Lean Management, como ajudar no combate às alterações climáticas?
Terminou a cimeira do clima COP 26 em Glagow com um acordo possível. Há quem diga que o copo está meio cheio, outros que dizem que o copo está meio vazio. No Lean olhamos para o copo e perguntamos, será este o copo apropriado? ou seja, será possível fazer melhor no contexto atual? identificadas a causas raiz do problema, como podemos melhorar? Quais os instrumentos para o fazer?
São questões com respostas complexas, mas requer ações concretas. Como é que as nossas ações podem gerar um efeito borboleta, que permita todos fazermos “muito pouco”, mas o muito pouco junto fazer a grande diferença?
Um dos instrumentos que as organizações, nomeadamente as Micro e PMEs têm disponíveis para fazerem o “muito pouco” é a economia circular. Posso ter estado distraído, mas não vi, nem ouvi este tema estar em destaque ou ser debatido com a importância que ele merece, quer pela comunicação social, quer pelos debates que foram surgindo em volta desta cimeira, como digo, posso ter estado distraído, mas não me pareceu!
“Economia Circular é um conceito estratégico que assenta na redução, reutilização, recuperação e reciclagem de materiais e energia. Substituindo o conceito de fim-de-vida da economia linear, por novos fluxos circulares de reutilização, restauração e renovação, num processo integrado, a economia circular é vista como um elemento-chave para promover a dissociação entre o crescimento económico e o aumento no consumo de recursos, relação até aqui vista como inexorável.
Inspirando-se nos mecanismos dos ecossistemas naturais, que gerem os recursos a longo prazo num processo contínuo de reabsorção e reciclagem, a Economia Circular promove um modelo económico reorganizado, através da coordenação dos sistemas de produção e consumo em circuitos fechados. Caracteriza-se como um processo dinâmico que exige compatibilidade técnica e económica (capacidades e atividades produtivas) mas que também requer igualmente enquadramento social e institucional (incentivos e valores).
A Economia Circular ultrapassa o âmbito e foco estrito das ações de gestão de resíduos e de reciclagem, visando uma ação mais ampla, desde o redesenho de processos, produtos e novos modelos de negócio até à otimização da utilização de recursos (“circulando” o mais eficientemente possível produtos, componentes e materiais nos ciclos técnicos e/ou biológicos). Visa assim o desenvolvimento de novos produtos e serviços economicamente viáveis e ecologicamente eficientes, radicados em ciclos idealmente perpétuos de reconversão a montante e a jusante. Materializa-se na minimização da extração de recursos, maximização da reutilização, aumento da eficiência e desenvolvimento de novos modelos de negócios.” (fonte: https://eco.nomia.pt/pt/economia-circular/estrategias)
A economia circular responde aos desafios ambientais que hoje enfrentamos. A utilização dos recursos de forma responsável exige uma gestão eficiente e eficaz dos mesmos. A capacidade das empresas de melhorarem os seus processos dos seus produtos e serviços com objetivos de redução, reutilização, recuperação e reciclagem de materiais e energia irá contribuir para a resolução do problema que enfrentamos das alterações climáticas.
A economia circular será um desafio à sustentabilidade e credibilidade das empresas, a gestão dos recursos socialmente responsável tem um papel fundamental no dever social enquanto entidade inserida nos ecossistemas naturais.
As empresas com uma cultura Lean Management estão mais preparadas para os novos desafios que se adivinham-se. Na transição energética, na gestão dos recursos hídricos, na gestão dos recursos naturais e na reinvenção da sua utilização. São empresas mais capazes de identificar o desperdício e de reinventar os seus processos na criação de valor para os clientes de uma forma mais socialmente responsável pelo ambiente.
Todos os métodos, toda a filosofia, todas as ferramentas Lean Management visão eliminar o desperdício e ajudam a procurar respostas a novos desafios tais como os que enfrentamos hoje com as alterações climáticas e a crise energética.
Sempre focados,