Missão Desenvolvimento e Valorização do Interior – Poka Yoke, ajuda no ciclo PDCA no SGQ/ NP EN ISO9001:2015
Os controlos ou as verificações de qualidade não acrescentam valor ao cliente!
‘Poka’, palavra japonesa, significa “erro não intencional”, e ‘Yoke’, também uma palavra japonesa, significa “prevenir”, juntas, Poka Yoke significa “à prova de erro” (sistema à prova de erro).
A expectativa do cliente é receber um produto ou serviço correto à primeira vez. Sempre que um produto ou serviço é entregue defeituoso ou errado, a reação padrão das PMEs é, frequente, um controlo adicional, ou um formulário adicional.
É muito frequente nas organizações, nomeadamente nas PMEs, não existir uma cultura da procura da causa da raiz (leia blog anterior) e encontrar uma solução para garantir que não volte a acontecer.
O importante não é só descobrir um erro ou de corrigir um erro a tempo de impedir que o cliente o veja, é o que em Lean chamamos de combate a incêndios, mas sim de eliminá-lo na causa raiz. Quanto mais tarde a sua causa raiz for descoberta, mais caro será corrigi-lo, o que significa que é bom detectar o erro na fonte!
No entanto, a melhor opção é garantir que o erro nunca se repetirá, utilizando o Poka Yoke – sistema à prova de erro.
Uma solução Poka Yoke requer uma mudança de paradigma da detecção. Será que não podemos melhorar as coisas para que as coisas nunca voltem a correr mal?
A abordagem é a seguinte:
1º Qual é o defeito? Descreva o defeito.
2º O que causa o defeito? Vá ver.
3º Analise o processo que está a causar o defeito.
4º Qual é a causa principal do defeito?
5º Implemente um Poka Yoke para que o defeito não volte a acontecer.
O sistema pode ser mecânico, como um simples veio mais largo que o orifício, ou um processo tecnológico que permita encontrar a fórmula, sempre que queira fazer diferente ele não permita. Um bom exemplo é quando estamos a usar o Excel e queremos utilizar uma fórmula que não é permitida ou compatível com a nossa ação, este devolve um erro, não nos deixa realizar a fórmula incorretamente.
Quando estou a realizar auditorias às organizações que têm o Sistema Gestão da Qualidade SGQ, nomeadamente a certificação da NP EN ISO9001:2015, verifico que as PMEs desconhecem esta ferramenta que pode terminar com os defeitos mais regulares. Mais importante, eliminar o valor não acrescentado das tarefas adicionais, como as inspeções ou verificações extras para garantir a qualidade do produto ou serviço.
Com a implementação de Poka Yoke, garantimos a melhoria do SGQ, o ciclo PDCA, e ao mesmo tempo eliminamos o desperdício.
É sempre bom lembrar!
O desafio da gestão está na capacidade de criar empreendedores organizacionais que introduzam novas abordagens aproveitando as oportunidades e ultrapassando os desafios.
O desperdício é um fator económico para qualquer organização, quanto mais próximo de zero, mais a organização se torna eficiente e eficaz!
Sempre focados,
- Planeamento
- Formação
- Compromisso