Missão Desenvolvimento e Valorização do Interior – Sustentabilidade Cooperação e Trabalho em Rede.
A Sustentabilidade organizacional num todo, é um conjunto de valores ambientais, sociais, económicos e de gestão que todas as empresas devem praticar com responsabilidade e ética profissional.
Acreditamos que a cooperação e o trabalho em rede fortalecem os valores da sustentabilidade e que as organizações fortemente sustentáveis trabalham em rede.
A sustentabilidade é um dos pilares para o desenvolvimento das organizações, logo, para o desenvolvimento e valorização do interior. Foi com este espírito que impulsionamos mais um encontro, desta vez, entre a MORE e a MPG. Neste caso, com o propósito de criar sinergias no caminho da sustentabilidade, na procura de soluções de eficiência energética com o objetivo de baixar o consumo e dependência das energias fósseis e fazer a transição para energias mais limpas, logo, baixar o CO2.
O objetivo será alcançado? Não sabemos, mas uma coisa é certa, foi criado mais uma partilha de contatos e de experiências que vão enriquecer a cooperação e o trabalho em rede e contribuir para o desenvolvimento e valorização e do interior.
São um conjunto de pequenas ações que podem gerar um efeito borboleta, que permita todos fazermos “muito pouco”, mas o “muito pouco” juntos fazer a grande diferença!
A cooperação entre entidades, empresas e regiões é essencial para atrair investimento e diversificar a economia sem descaracterizar o interior. Pelo contrário, vai permitir valorizar a sua cultura e os seus produtos e dar continuação a todas as tradições e costumes da região.
Depende de nós seremos cooperantes, sermos unidos, sermos capazes de criar pontes e consensos, quer entre empresas quer entre regiões, ou seja, mudar a nossa atitude.
Não basta dizer bem do interior, não basta dizer que queremos mudança, é preciso atuar e mudar, é isto que depende de nós.
Queremos agradecer à amabilidade e disponibilidade do João Guerreiro em nos ter recebido na MPG.
É sempre bom lembrar!
O desafio da gestão está na capacidade de criar empreendedores organizacionais que introduzam novas abordagens aproveitando as oportunidades e ultrapassando os desafios.
O desperdício é um fator económico para qualquer organização, quanto mais próximo de zero, mais a organização se torna eficiente e eficaz!
A Sustentabilidade organizacional, num todo, é um conjunto de valores ambientais, sociais, económicos e de gestão que todas as empresas devem de praticar com responsabilidade e ética profissional.
Sempre focados,
- Planeamento
- Formação
- Compromisso